Bolo de Tapioca

Esse bolo não vai ao forno, não leva ovo nem trigo. Deve-se servir gelado com leite condensado ou outra calda bem doce (gengibre, chocolate, ameixa, pitanga, canela, etc.). A receita pede tapioca granulada, que você encontra nos supermercados, na mesma seção onde ficam: polvilho doce, lentilha, farinha de mandioca, etc.

Ingredientes:

. 500g de tapioca granulada (não serve a goma normal)

. 100g de coco ralado (pode ser fresco ou desidratado)

. 2 xícaras de açúcar

. 800 ml de leite de coco

. 800 ml de leite de vaca

. 1 lata de leite condensado

. 1 colher de café rasa de sal

Modo de preparo:

1. Leve ao fogo numa panela o leite de coco, o leite de vaca, o sal, o açúcar e a metade do leite condensado. Numa vasilha misture a tapioca e o coco ralado (deixe um pouquinho do coco ralado pra polvilhar na forma).

2. Quando a mistura de leite ferver, retire do fogo e adicione a tapioca. Mexa por alguns minutos para incorporar bem.

3. Passe água fria numa forma de bolo, retire a água (é só pra ficar molhada por dentro) – ou pincele leite condensado, uma camada fina, na forma. E polvilhe com o coco ralado restante (Eu prefiro a segunda maneira. O bolo desenforma muito mais fácil)

4. Coloque a mistura na forma e leve ao refrigerador por umas 4 horas. Desenforme num prato (se estiver difícil de sair, passe uma faca com cuidado nas laterais e no meio, isso ajuda a desenformar). Sirva gelado com leite condensado por cima.

About these ads