Doce de Mamão Verde com Coco

Sabe aqueles sabores e aromas de infância?

Pra mim é só lembrar as comidas que minha mãe fazia e que levavam coco na receita (cocada, munguzá e doce de mamão). Outra lembrança minha era de uma senhorinha na minha cidade que trabalhou a vida toda na casa paroquial, conhecida por todos como Dona Maria do padre. Não é que na sua velhice ela virou evangélica! Uma vez por mês passava na mercearia do meu pai e me pedia para separar do seu salário o dízimo da nova igreja dela. Era muito engraçado, dizia que só confiava em mim pra separar um tanto do pouco que ganhava. As vezes me presenteava com um vidro de doce de mamão em cubinhos, perfeito na quantidade de açúcar e no ponto de cozimento do mamão. E eu ficava dividido entre a tristeza de ver a grana da velhinha ir embora e a alegria de ganhar um doce que deixava qualquer freira portuguesa no chinelo. Hoje ela deve estar cozinhando seus doces lá no céu, quem sabe reencontrou o padre pra quem trabalhou a vida toda e descobriu que diante de um bom doce esquecemos as diferenças religiosas em nome de um prazer bem mundano – a gula.

Ingredientes:
. mamão verde ralado (1 quilo)
. 700g de açúcar demerara (pode usar o branco cristal também)
. 200g de coco ralado (melhor se usar o coco fresco)
. 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
. 1 pauzinho de canela
. 5 cravos da índia

Modo de preparo:

1. Corte as pontas do mamão e dê uns talhos ou riscos com uma faca na casca. Deixe reservado numa vasilha ou em cima da pia por uma hora, para sair o leite. Lave-os bem. Corte ao meio, retire com uma colher as sementes, e rale a polpa no ralador grosso. Não é preciso tirar a casca (é opcional).

2. Coloque em uma bacia ou bowl com bastante água e adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe por 2 horas. Coe numa peneira, lave novamente e escorra espremendo bem para retirar o excesso de água.

3. Leve ao fogo numa panela: o mamão ralado, o açúcar, o coco, a canela e os cravos, e cozinhe até ficar bem cozido e dourado. Não precisa colocar água, porque o mamão vai soltar bastante líquido. Coloque numa compoteira e sirva frio ou gelado. Muito bom com queijo branco, bolo ou sorvete.

About these ads