Caponata (antepasto de beringela)

Aproveitando  a campanha segunda sem carne vai essa receita que eu sempre faço pra servir como entradinha e as pessoas me pediam pra colocar no blog. Como eu sempre fazia ela às pressas nunca fotografava o passo a passo. Agora consegui fazer isso. Você pode fazer só com a beringela ou ainda adicionar azeitona, alcaparras e cogumelos em conserva picados no final da receita, antes de levar à geladeira. Sirva com torradas e pão.

Ingredientes:

. 2 beringelas grandes, 2 abobrinhas (opcional), 1 cebola média, 1 pimentão vermelho (pode ser amarelo ou verde), 1 dente de alho, 1 xícara de café de azeite de oliva, 1/2 xícara de café de vinagre (usei o balsâmico), 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de orégano seco, pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

1. Corte a beringela, a abobrinha e o pimentão em cubinhos ou tirinhas e reserve. Pique a cebola e o alho.

2. Leve ao fogo numa frigideira ou panela grande a metade do azeite e refogue a cebola e o alho até murchar e dourar um pouco, cuidado pra não queimar o alho, senão fica indigesto e amargo.

3. Adicione ao refogado a abobrinha, a beringela, o pimentão e o sal. Deixe cozinhar até ficar bem macio, uns 10 minutos, mexendo sempre.

4. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Adicione o restante do azeite, o vinagre, o sal, o orégano e mexa bem. Deixe esfriar completamente e leve à geladeira por uma horinha antes de servir. Você pode também adicionar azeitonas picadas, alcaparras e cogumelos em conserva.

About these ads