Bolo de Frutas (bolo de noiva pernambucano)

Em Pernambuco temos o bolo de frutas ou bolo de noiva, tradicionalmente servido nos casamentos, aniversários, batizados e 15 anos. É um bolo úmido e sem recheio mas leva muita ameixa, uva passa, frutas cristalizadas, vinho moscatel, etc. A minha versão desse bolo é um mix das lembranças das inúmeras festas e das vezes que vi minha tia Maria José fazê-lo e ainda da receita da minha amiga Celma Freire Torres que fez o meu bolo de casamento. Antigamente o bolo era enorme e os noivos guardavam uma parte dele no congelador pra ser comido no aniversário de um ano de casamento. Não leva leite e por isso dura bastante tempo, o líquido é vinho moscatel ou outro vinho doce e tem pessoas que usam coca-cola. Algumas versões liquidificam as ameixas e as uvas passas, eu só fiz isso com as ameixas e usei uma mistura de rum e vinho tinto doce em substituição ao vinho moscatel ou do Porto.

Ingredientes (bolo médio): 500 gr de farinha de trigo, 250 gr de açúcar mascavo, 4 ovos, 200 gr de manteiga, 200 gr de ameixas secas, 150 gr de frutas cristalizadas, 200 gr de uva passa (usei da branca e da preta), casca de 1 limão ralada (opcional), 2 colheres de cacau em pó, 1 colher de café de cada (canela em pó, cravo em pó, gengibre em pó), 1 colher de sopa de fermento químico, 1/2 xícara de vinho moscatel ou do porto (usei vinho tinto suave), 2 colheres de rum.

Modo de preparo:

1. Deixe as uvas passas de molho por umas 8 horas no vinho e no rum. Bata a manteiga com o açúcar.

2. Bata no liquidificador os ovos e as ameixas e o vinho usado pra hidratar as uvas passas (reserve as passas). Adicione ao açúcar e a manteiga batidos, mexa bem.

3.Adicione à mistura o chocolate em pó, as especiarias, a casca de limão me xa e vá adicionando o trigo. Se necessário ponha um pouco de água ou mais vinho.

4. Misture com um pouco de trigo as passas e as frutas cristalizadas e adicione à massa. Isso faz que as passas e frutas fiquem em toda a massa e não desçam pro fundo da forma enquanto assa o bolo.

5. Coloque em uma forma untada com manteiga e polvilhada com trigo e asse em forno médio baixo por  uns 50 minutos, até que espetando uma faca ou palito este saia seco. Espere esfriar e desenforme. Polvilhe com açúcar de confeiteiro ou cubra com glacê.

Ingredientes Glacê:

. 500 gr de açúcar de confeiteiro, 2 claras de ovo, 1 limão pequeno, 1 colher de chá de manteiga.

Modo de preparo:

1. Rale a casca do limão tendo o cuidado pra não retirar a parte branca que amarga e reserve. Retire o suco. Bata as claras em neve e vá adicionando o açúcar aos poucos e uma colher de sopa do suco de limão.

2. Quando estiver com a consistência desejada adicione a manteiga e bata bem (eu prefiro mais mole e deixo escorrer por cima do bolo, mas você pode deixar o glacê mais durinho e espalhar e alisar com uma espátula. Cubra o bolo e polvilhe em cima as raspas de limão.

Dica: O ideal é servir o bolo depois de 1 ou 2 dias quando fica mais gostoso

About these ads