Bolo de banana com farinha de rosca

bolobanana1a

Farinha de rosca é isso: pão velho batido no liquidificador e peneirado, mas todo lugar você encontra já pronta em saquinhos e dá pra fazer esse bolo fácil e gostoso. Provei na casa de amigos e já pedi a receita que foi sendo melhorada desde a origem, verso da embalagem de uma marca de farinha de rosca, passando pela casa da Claudete, que adicionou canela em pó até chegar a casa de Anita, sua filha, que aumentou a quantidade de chocolate, deixando o bolo bem pretinho e mais gostoso. Se colocar nozes vira um brownie. Usei apenas 50 gramas de chocolate mas você pode usar até 200 gramas.

Ingredientes (uns 10 a 12 pedaços pequenos):

6 bananas bem maduras, 3 ovos, 2 xícaras de chá de açúcar (usei demerara), 2 xícaras de chá de farinha de rosca, 3/4 de xícara de chá de óleo (soja, canola, girassol, milho, etc.), 50 gramas de chocolate meio amargo, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1 colher de chá de canela em pó, 1 colher de chá de fermento químico em pó (pra bolo).

bolobanana1b

Modo de preparo:

1. Pique em pedaços pequenos as bananas e o chocolate, esse último pode ser ralado, reserve.

bolobanana1c

2. Separe as claras das gemas e bata em neve as claras. Depois acrescente as gemas e bata bem.

bolobanana2

3. Adicione aos ovos batidos as bananas, o chocolate, o açúcar, a farinha de rosca, o óleo, a baunilha, a canela e misture bem. ponha o fermento por último e mexa levemente.

bolobanana3

4. Unte um refratário retangular com óleo e polvilhe com farinha de rosca. Ponha a massa nesse refratário e leve ao forno médio baixo (180 graus) por uns 30 minutos.

bolobanana4

5. Quando ao espetar uma faca ou palito esse sair limpo tá bom o bolo, deixe esfriar e sirva.

bolobanana5

About these ads